Tudo que você precisa saber sobre plano funeral

A morte é invariavelmente um assunto delicado, porém cada vez mais pessoas buscam pensar neste momento com mais objetividade, preparando-se para evitar sobrecarregar financeiramente e psicologicamente os familiares após o momento do falecimento. Nesse sentido, o plano funeral (ou plano de assistência funeral) surge como uma das melhores alternativas para manter tudo sob controle ainda em vida.

O que é o plano funeral?

Ainda não muito comum entre a população, mas em constante crescimento em território nacional, o plano funerário garante que o funeral da pessoa transcorra conforme os desejos dela em vida e, ainda, reduza o impacto financeiro na família em um momento que já terá grande impacto emocional.

Disponibilizado por seguradoras, funerárias e cemitérios, o plano dá acesso a diversos serviços, desde a garantia da urna mortuária (caixão ou urna de cinzas), passando pela coroa de flores, preparação do velório e do corpo e até mesmo acompanhamento dos trâmites burocráticos comuns à ocasião.

Optar por um plano de assistência funeral ainda em vida garante que a vontade da pessoa em ser cremada seja respeitada, evitando que os familiares optem pelo enterro por falta de recursos, por exemplo.

É importante compreender que o plano funeral é diferente do auxílio funeral (ou seguro de assistência funeral), oferecido por algumas seguradoras também. No caso do auxílio, é pago um pequeno valor mensal e, em ocasião do falecimento, os dependentes apontados pelo falecido em vida são reembolsados pelas despesas com o funeral, havendo um teto máximo para isso.

É possível optar por planos individuais ou até mesmo um plano funeral familiar, que estendem o benefício aos familiares próximos, como filhos e cônjuges. A dica é pesquisar bastante antes de escolher um plano, pois os valores variam muito, bem como os benefícios oferecidos. Antes de assinar o contrato, leia muito bem as cláusulas e confirme se elas atendem tudo que você busca.